quinta-feira, 28 de junho de 2012

Justiça Eleitoral debate propaganda



Justiça Eleitoral debate propaganda O juiz Eleitoral da 17ª Zona, Ruy Jander Teixeira da Rocha, Coordenador da Propaganda de Mídia e Internet em Campina Grande, realizará reunião na próxima quinta-feira (28), com os representantes dos partidos políticos e da imprensa, quando serão tratados assuntos afetos à propaganda de mídia e especialmente a veiculação de propaganda pela internet - redes sociais, blogs e sítios de mensagem instantânea.

A reunião contará com a participação do delegado Chefe da Polícia Federal em Campina Grande, Adriano Moreira de Oliveira Silva, que fará exposição sobre a prática de crimes eleitorais por meio eletrônico.

Assessoria

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Órgãos públicos da Paraíba ainda não cumprem Lei de Acesso à informação



Diferente do que vem acontecendo em algumas partes do país depois que a Lei de Acesso à informação entrou em vigor, os principais poderes da Paraíba não divulgam os salários dos seus servidores. Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura de João Pessoa e Câmara Municipal de João Pessoa não aderiram à prática.
saiba mais
Regulamentada em 17 de maio, a Lei de Acesso à informação obriga órgãos públicos a prestarem informações sobre suas atividades a qualquer cidadão interessado. O projeto é de iniciativa do Executivo e vale para todo serviço público do país.

Na Paraíba, os poderes alegam que ainda estão se adaptando às exigências da lei. A Controladoria Geral do Estado informou, por meio de sua assessoria, que os portais do governo estão sendo padronizados e que inicialmente três endereços estão disponíveis para atender a nova demanda (Portal do Governo, o Portal da Transparência e o Portal Sige PB).
No entanto, consultas como as dos salários de servidores ainda não estão disponíveis. Segundo o órgão, o estado aguarda para ver como o Governo Federal vai aplicar a norma para se espelhar, o que, segundo a assessoria, deve acontecer em um mês.

A Câmara Municipal de João Pessoa disse que informações sobre transparência das ações do órgão, como execução orçamentária e licitações abertas, já são disponibilizadas no site do órgão. A assessoria de comunicação ressaltou que um novo site, que deve entrar no ar no próximo mês, vai agrupar melhor essas informações.

Com relação a divulgação dos salários dos servidores, a Câmara informou que isso está sendo discutido pela Mesa Diretora da Casa. No entanto, não existe uma previsão para que haja uma decisão nesse sentido.

Já a Prefeitura de João Pessoa disse que antes mesmo da nova lei já havia um portal de transparência. “Só tivemos que nos adaptar aos novos parâmetros”, disse a secretária executiva da Controladoria Geral do município, Ana Maria Cartaxo. Com relação aos salários dos servidores, ela disse que isso está seno estudado. “Está em estudo. A gestão considera isso um item de segurança pessoal”, completou. De acordo com ela, a análise está sendo feita na medida em que outros poderes aderem à prática.

A Assembleia Legislativa também não vem divulgando os salários dos servidores. A coordenação de comunicação da Casa informou que a procuradoria jurídica está analisando a adequação à nova lei, bem como as informações que serão divulgadas. A Assembleia também informou que está planejando um novo site, que não tem previsão para entrar no ar.


 Do G1 PB

NOVA FLORESTA: C.P.I dos diaristas.

Foi realizada ontem (20), mais uma audiência da C.P.I dos diaristas de Nova Floresta, na sessão estavam presentes o Presidente da Comissão, vereador Sérgio Simão (PSDB), o relator, vereador Jucélio Rufino (PMDB), o Presidente da Câmara e membro da comissão, vereador Círiaco (PSDB) e os vereadores Jácio (PMDB) e Cavalcanti (PTB).

Ontem foram ouvidos os funcionários da prefeitura, João Marques "Marquinhos", fiscal dos diaristas e o Secretário de Transportes, Obras e Urbanismo Miguel Arcanjo.

Entenda o caso:
A suspeita de irregularidades no pagamento dos "diaristas" começou quando os vereadores da oposição descobriram o tamanho da folha desses servidores, só em Dezembro do ano passado, foram pagos quase 50 mil reais, quando na verdade a prefeitura não dispõe de "diaristas" suficientes para preencher esse valor. Ainda foi descoberto que existem diaristas que chegaram a receber 8 mil reais de salário. Procurado pelo vereador Sérgio Simão (PSDB), para esclarecer tais irregularidades, o Prefeito João Elias "Meu Louro" (DEM), disse que parte do dinheiro era usado para pagar despesas que não podiam ser contabilizadas, dentre elas estavam cirurgias e exames. Os servidores foram chamados a depor na C.P.I, mas não compareceram, somente após intimação judicial foi que os mesmos compareceram a comissão, porém, segundo o relator e vereador Jucélio Rufino (PMDB), apenas 5 funcionários compareceram até agora.

Flávio Fernandes - De olho no Curimataú

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Escolas da rede municipal de ensino de Baraúna - PB., recebem fardamento escolar pela primeira vez

 Escolas da rede municipal de ensino de Baraúna - PB., recebem fardamento escolar pela primeira vez desde a sua criação, o município realiza sonho antigo da comunidade escolar. O fardamento foi adquirido com recursos próprios da prefeitura, que atendeu as solicitações dos pais de alunos do nosso município. O jornal de Baraúna saiu às ruas e conversou com alguns alunos da rede municipal e seus relatos foram de felicidade gratidão, a prefeitura de Baraúna e o secretário deste município que desde o início vinham lutando por esse sonho, está de parabéns por mais essa realização: Fardamento Escolar

 


















fonte do secretario de Educação e do Jornal de Baraúna

Governo recebe 161 toneladas de alimentos para famílias atingidas pela estiagem




O Governo da Paraíba recebeu do Governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, a primeira remessa de cestas básicas destinadas a famílias atingidas pela estiagem no semiárido paraibano. São 161 toneladas de alimentos, entre feijão, arroz, farinha, leite, açucar, óleo e macarrão.

Os alimentos chegaram do Estado do Maranhão entre o domingo (17) e esta terça-feira (19) em cinco carretas e um caminhão e estão no armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Distrito Industrial de João Pessoa.

O Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Semiárido da Paraíba está elaborando um calendário de distribuição dos alimentos nos 195 municípios que estão em situação de emergência por causa da estiagem. A distribuição será feita pela Defesa Civil Estadual em parceria com os municípios.

No dia 11 de junho, o Governo do Estado conseguiu arrecadar 22 toneladas de alimentos durante a realização do show Chuva de Arte Solidária, na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Esses alimentos também serão entregues a famílias dos municípios atingidos pela estiagem.
 
 Fonte: Secom/PB

Onze prefeitos serão julgados nesta quarta-feita pelo TCE

Na sessão plenária desta quarta-feira (20), o Tribunal de Contas da Paraíba vai julgar, em meio a outros processos, os das prestações de contas oriundas de onze Prefeituras Municipais.

Os trabalhos começarão às 9 horas, sob a direção do vice-presidente Fábio Nogueira, em razão de viagem do presidente do TCE Fernando Catão ao Rio de Janeiro, onde integra o grupo de dez representantes da Paraíba na delegação do Brasil à Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Terão as contas de 2009 julgadas pelo TCE os prefeitos de Boa Vista (Edvan Pereira Leite), Caaporã (João Batista Soares), Diamante (Hércules Barros Mangueira Diniz), Riacho de Santo Antonio (José Roberto de Lima), Santana dos Garrotes (José Alencar Lima) e São Sebastião de Lagoa de Roça (Lúcio Flávio Bezerra de Brito).

Também serão julgadas as contas de 2010 dos prefeitos de Areial (Adelson Gonçalves Benjamim), Bonito de Santa Fé (Alderi de Oliveira Caju), Cuité (Euda Fabiana de Farias Palmeira Venâncio), Esperança (Gilvan Salviano de Araújo) e Massaranduba (Paulo Fracinette de Oliveira).

O TCE ainda examinará as contas das Câmaras Municipais de Alagoinha (2010), Conceição (2010), Joca Claudino (2010), Nova Floresta (2009), Pedra Lavrada (2010), Sapé (2010), São José dos Ramos (2010) e Riachão do Bacamarte (2009).

Também, as das Secretarias de Estado da Comunicação Institucional (2004) e de Saúde (2009), da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor Alice de Almeida (2010) e do Fundo de Recuperação dos Presidiários (2011).

As sessões ordinárias do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso permitido ao público e transmissão ao vivo pela internet, no endereço www.tce.pb.gov.br.

Da redação com assessoria

Na PB, mais de 220 nomes estão inelegíveis e não podem concorrer no pleito de outubro

Eleições 2012
Mais de 220 paraibanos estão impedidos de concorrer a cargo eletivo no pleito de outubro deste ano. É que o Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou nesta terça-feira, 19, a lista dos inelegíveis em todo o país por terem contas rejeitadas como gestores ou ordenadores de despesas em órgãos públicos. A lista está disponível na página do TCU na internet.
Ao todo, a lista contém 382 páginas com os nomes de gestores de todo o Brasil, onde aparecem 222 paraibanos que assumiram cargos públicos e tiveram contas rejeitadas no período de 07/10/2004 a 18/06/2012. Eles são considerados inelegíveis pela Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, e a lista entregue na tarde desta terça à Justiça Eleitoral. O encaminhamento foi feito pelo presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, à ministra Cármen, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A lista dos inelegíveis, no entanto, não é definitiva. Segundo informações do site do TCU, novos nomes poderão ser integrados à medida em que as contas de novos gestores forem sendo julgadas.
De acordo com a Legislação Eleitoral em vigor, o TCU deve encaminhar a lista, nos anos eleitorais até 5 de julho. Nela estão inseridos nomes de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão válida contra a qual não caiba mais recurso.
Augusto Magalhães

Em 15 meses, 195 moradores de rua são assassinados no Brasil

Em 15 meses, 195 moradores de rua são assassinados no Brasil

Ao menos 195 moradores de rua foram assassinados no Brasil entre fevereiro de 2011 e maio de 2012.

Os dados, do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos (CNDDH), revelam apenas uma parte do problema, porque o acompanhamento e o atendimento à população de rua são falhos.

Segundo o sociólogo Maurício Botrel, do CNDDH, o fato de que 61 homicídios ocorreram em Minas e 33 em Alagoas --48% das ocorrências-- não significa que os dois Estados sejam os mais violentos com a população de rua.

Para o sociólogo, eles estão no topo do ranking porque os casos foram franqueados ao CNDDH pelas autoridades estaduais graças à criação de comitês integrados por representantes de governos locais e sociedade civil

Estes comitês estão previstos no decreto que estabeleceu a política nacional para a população de rua. No entanto, a adesão ao decreto ainda é quase nula.

Belo Horizonte, Maceió e Rio de Janeiro instituíram comitês, de acordo com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Segundo o órgão, está sendo finalizado um "termo de compromisso" para que sejam firmados "pactos" com Estados e municípios.

Maria Cristina Bove, da Pastoral Nacional do Povo de Rua, defende que o governo coloque recursos no orçamento para incentivar adesões. Um dos temores é o de que sejam colocadas em prática no Brasil políticas sociais higienistas por ocasião da Copa do Mundo de 2014.

Para Bove, o ideal seria que as adesões ocorressem até o final do ano. "Senão, vai ser muito violenta [a situação na Copa]. As operações de higienização estão na pauta do dia", disse.



Folha

terça-feira, 19 de junho de 2012

Boletim aponta redução de 39,9% de casos de dengue este ano

Boletim aponta redução de 39,9% de casos de dengue este ano Boletim aponta redução de 39,9% do número de casos de dengue este ano em relação a 2011

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou 6.229 casos de dengue na Paraíba, no período de 1º de janeiro até 15 de junho, de acordo com boletim epidemiológico da 23ª semana. Mesmo com o mês de junho sendo caracterizado por um pico de incidência devido ao aumento das chuvas, ainda se observa uma redução de 39,9% no número de casos notificados em comparação ao mesmo período de 2011, cuja notificação chegou a 10.361 casos.

Em relação aos casos graves da doença, a redução, tendo por base comparativa o ano de 2011, é ainda maior. No ano passado, foram notificados 215 casos, enquanto que em 2012, esse número não passa de 68, representando redução de 68,4 % até o período atual.

Também de acordo com o boletim epidemiológico, apenas 14 municípios do Estado possuem casos investigados e encerrados como formas graves da dengue, sendo a capital paraibana o município com a maior incidência: 31 casos de dengue clássica e 14 da dengue hemorrágica. Além de João Pessoa, as formas graves da doença também foram notificadas em Teixeira, Cabedelo, Gurinhém, Bayeux, Conde, Itabaiana, Sapé, Sousa, Uiraúna, Conceição, Cruz do Espírito Santo e Patos.

Até o momento, foram registrados 1.675 casos de dengue clássica, 44 casos de dengue com complicações e 24 de febre hemorrágica da dengue. Do total de casos notificados, 1.542 já foram descartados e os outros 2.944 estão sob investigação.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, alerta que, apesar da redução do número de casos notificados no período em relação a 2011, é necessária a intensificação das ações preventivas e da atuação integrada entre a gestão pública da saúde com a população. "O momento é frágil para o crescimento do número de casos e requer empenho das Secretarias Municipais de Saúde na intensificação das ações de campo e colaboração continuada da população, para impedir que ocorram as condições propícias para a procriação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue”.

A população deve estar atenta para não permitir o acúmulo de água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Para Júlia Vaz, os municípios contribuem com o controle da dengue ao notificar e investigar adequadamente todo caso suspeito, obedecendo ao período de 60 dias. "Além disso, as formas graves ou óbitos por dengue devem ser notificados imediatamente, através do telefone 8828.2522 (plantão 24 horas), de acordo com a Portaria nº 104 / 2011”.

Números do boletim – 23ª semana

Notificados – 6.229

Dengue clássica – 1.675

Dengue com complicações – 44

Febre hemorrágica da dengue – 24 (na semana passada eram 26 casos de FHD, entretanto, após encerramento da investigação, dois migraram para dengue com complicações)

Óbitos por Dengue – 02 + 01 óbito suspeito em investigação

Descartados – 1.54

Em investigação – 2.944




Secom

Servidores da Saúde entram em greve por tempo indeterminado a partir de hoje.




Mais uma categoria de servidores públicos entrará em greve na Paraíba. Desta vez, serão os funcionários do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Estado que cruzarão os braços por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (19).

A categoria decidiu, por unanimidade, pela paralisação durante reunião com representantes do SindsprevPB realizada na manhã desta segunda-feira (18).

Os servidores reivindicam a definição de uma politica salarial e da data-base, a reposição das perdas inflacionárias e a correção das distorções salariais.

Os grevistas afirmam que até o momento, o governo federal ainda não apresentou nenhuma contraproposta referente à pauta de reivindicações.

Clickpb

Chinesa com sete tumores no rosto "vai ser bonita de novo", dizem médicos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Li Hongfang, a chinesa de 40 anos que sofria por ter sete tumores no rosto, vai ser operada à custa do governo e deve ficar bem, segundo os médicos.

Ela sofre de cordoma, um raro tipo de câncer nos ossos, que a fez ficar desfigurada. E Li está assim há cerca de uma década, por não ter dinheiro para a cirurgia.

O caso dela virou um tipo de "vergonha" para o sistema de saúde local, segundo o tabloide britânico Daily Mirror, e agora o hospital de Qianxian, na província de Shaanxi, recebeu a ordem de não economizar para tratá-la.

"Nossos superiores nos disseram para curar a doença de Li Hongfang a qualquer preço", afirmou Xue Gang, diretor médico do hospital.

O porta-voz do governo local, Si Dangku, confirmou que eles vão pagar a conta.

Mas a declaração mais impactante foi do cirurgião Pan Lin, que trabalha no hospital onde Li se prepara para a cirurgia:

— Após os tumores serem removidos, vamos providenciar algumas cirurgias cosméticas e ela vai acabar bonita de novo.

R7

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Em breve no Sitio do Mendes no município de Baraúna será entregue uma quadra esportiva


Em breve no Sitio do Mendes no município de Baraúna será entregue uma quadra esportiva que irá beneficiar os moradores e também a região, esse será mais um dos benefícios realizado pela secretaria de educação do município juntamente com a prefeitura municipal de Baraúna. O jornal de baraúna esteve presente vendo essa construção de perto, Em conversa com os moradores que estavam ali presente foi relatado uma enorme satisfação pela conquista.  Segundo eles é um sonho de todos que está sendo realizado.
  
A quadra esportiva já se encontra praticamente pronta, restando apenas alguns retoques finais.


                                                    fotos Jornal de Baraúna
                                                  


 Jornal de Baraúna

Tem inicio as obras de restauração da PB-137, Picuí ao trevo de Cuité




Começou a duas  semana o início das obras de restauração da PB-137, no trecho que liga Picuí até a BR-104 (no trevo de Cuité). A obra custará R$ 11,5 milhões. Registramos as Máquinas trabalhando na pista, onde esta sendo retirado todo asfalto antigo e fazendo a terraplanagem para começar o novo asfalto. A PB-137 foi construída em 1982 e há anos não passa por manutenção, o que contribuiu para que os 27, 5 km ficassem em péssimas condições. O governador Ricardo Coutinho destacou que a recuperação dessa rodovia estadual é necessária porque vinha colocando em risco a vida das pessoas. “Mesmo com as dificuldades”, conseguimos assegurar esses recursos para construir uma estrada em asfalto quente, como são as rodovias federais que irá beneficiar diretamente 40 mil pessoas dos municípios de Frei Martinho, Picuí, Baraúna e Barra de Santa Rosa.

Jornal de Baraúna


                                                     fotos jornal de Baraúna









O município de Baraúna foi contemplado com uma retroescavadeira





O município de Baraúna foi contemplado com uma retroescavadeira, onde vai atender as demandas dos agricultores do município, esta foi uma conquista de grande importância adquirida pela prefeitura do município. Essa ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento o (PAC 2), e irá facilitar o trabalho de muitos agricultores baraunense. A entrega desse equipamento possibilitará a solução de um dos principais problemas da produção rural, que é o escoamento dos produtos agrícolas; garantindo desta forma melhores alternativas de comercialização e possibilitando melhores preços para os produtos da agricultura familiar. Essa maquina já se encontra no pátio do PARQUE DE EXPOSIÇÕES CARLOS PESSOA FILHO, na Av. Assis Chateaubriand, s/n - Bairro: Ligeiro - Campina Grande – PB, a Data prevista para entrega da mesma será a partir do dia 15/06 a 29/06/2012 a ser confirmada.
                                            
                                                       Municípios Contemplados

As prefeituras que receberão as retroescavadeiras serão: Alagoa Nova, Arara, Areal, Baía da Traição, Baraúna, Borborema, Cacimba de Dentro, Cacimbas, Caldas Brandão, Capim, Casserengue, Congo, Coxixola, Cuité, Desterro, Esperança, Itapororoca, Jacaraú, Livramento, Lucena, Mãe D’agua, Mari, Massaranduba, Monteiro, Parrai, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pitimbu, Prata, Queimadas, Remígio, Riachão do Poço, Rio Tinto, São José dos Cordeiro, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, São Sebastião de Lagoa de Roça, Sapé, Sobrado, Sumé, Teixeira, Zabelê.

Jornal de Baraúna

quinta-feira, 14 de junho de 2012

PICUÍ, CUITÉ E SOSSEGO Recebem UPA's e UBS do Governo Federal.

  O Ministério da Saúde habilitou 13 municípios da Paraíba para receberem recursos para construção de UPAs ( 24 horas) e Unidades Básicas de Saúde. O Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) aproveitou para alertar que os prefeitos habilitados devem agilizar o mais rápido possível, o envio de toda a documentação exigida para a Fundação Nacional de Saúde (FNS). “Vamos continuar lutando, aqui em Brasília, para garantir que novos municípios do nosso Estado também sejam contemplados nestes programas federais”, afirmou Cássio, que mais uma vez disponibiliza seu Gabinete Parlamentar em Brasília para prestar informações complementares.


De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, treze municípios paraibanos serão beneficiados, ainda este mês, com recursos do Ministério da Saúde para construção de 04 Unidades de Pronto-atendimento (UPA-24 horas), implantação de 03 unidades básicas de saúde (UBS) e recursos para construção de 10 novos polos de academia de saúde. De acordo com a assessoria do gabinete do senador Cássio Cunha Lima, o Ministério da Saúde habilitou quatro novas Unidades de Pronto-atendimento (UPA-24 horas) para a Paraíba: Campina Grande, Cuité, Picuí e Serra Branca. As UPAs estão voltadas ao atendimento de urgências e emergências. Quando os pacientes chegam às unidades, os médicos estabilizam o seu quadro, definem o diagnóstico e analisam a necessidade de encaminhá-lo a uma unidade hospitalar. O projeto das UPA-24h integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde foram autorizadas as construções de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), beneficiando os municípios de Dona Ines, Patos e Sossego. Os recursos financeiros são transferidos diretamente do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais de saúde. As novas UBS que serão construídas servirão de base para que as equipes de Saúde da Família possam realizar os atendimentos às comunidades. As ESF têm a responsabilidade de ofertar uma atenção integral desde a promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação da saúde, acompanhamento em casos de doenças crônicas, atenção e encaminhamento das urgênc
 
Clickpicui com Assessoria

Campanha incentiva doação de sangue em período junino na Paraíba



Hemocentro faz campanha para doação de sangue durante São João na Paraíba (Foto: Walter Rafael/Divulgação Secom-PB)
Nos próximos dias 15 e 16, o Hemocentro da Paraíba, em parceria com o Centro Pro Ativo e o Doe Sangue PB, realizará a campanha Sangue Junino em João Pessoa e Campina Grande, sensibilizando a população sobre a importância da doação. O objetivo é aumentar no número de bolsas de sangue no estoque dos hemocentros, já que neste período junino cresce a quantidade de acidentes de trânsito, além de vítimas de queimaduras.
Na capital, a campanha chega a sua segunda edição e acontecerá no dia 15, quando os doadores poderão ir ao Hemocentro, localizado na Avenida Pedro II e também à unidade de coleta móvel, instalada no Parque Sólon de Lucena. Já em Campina Grande, as doações poderão ser feitas no Hemocentro Regional e na Praça da Bandeira, onde ficará a coleta móvel, no dia 16.

G1

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 31 milhões no sábado

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 31 milhões no sábado  Ninguém acertou as seis dezenas do concurso número 1.397 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira. A estimativa de prêmio para a próxima edição, no sábado, é de R$ 31 milhões. Confira as dezenas sorteadas:

03 - 04 - 07 - 15 - 27 - 56

Segundo a Caixa Econômica Federal, 249 apostas acertaram cinco dezenas e receberão 11.336,06 cada. Outras 18.115 apostas fizeram a Quadra e levarão R$ 222,59 cada.

Terra

nesta quinta-feira (14).Dia Mundial do Doador de Sangue


Doar sangue é simples!
Você deve procurar um Banco de Sangue ou um Hemocentro. Os Bancos de Sangue geralmente são privados e estão associados a hospitais beneficentes ou particulares. Os Hemocentro são Fundações mantidas pelo Governo.
Para doar sangue você não precisa pagar nada e nem ter convênio algum. Você também não receberá nada em troca.
Lembre-se: você estará doando para alguém necessitado seja seu parente, amigo ou desconhecido. Doar sangue é um ato de profundo respeito ao próximo.
Requisitos para doar sangue:
Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos;
Seu peso deve ser superior a 50 kg;
Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade;
Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
Se você não sofre de Epilepsia;
Se você não tem ou teve Sífilis;
Se você não é diabético;
Se você não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano);
Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos;
Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço;
Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação;
Se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como:
* não usar preservativos em relações sexuais
* Ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses
* usar drogas injetáveis
Antes da doação você vai passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames em seu sangue:

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Prefeitura de baraúna paga primeira parcela do Décimo terceiro salário



Prefeitura municipal de Baraúna sai da frente das outras prefeituras,  e faz o pagamento da primeira parcela do 13º salario referente a decorrente ano 2012, ontem já tarde o banco do Brasil informar que hoje os valores estava disponível  ao os funcionários deste município a partir do dia 13/06/2012, Parabéns  administração desta cidade pelo empenho  e a precaução  com sua população.





Jornal de Baraúna 

terça-feira, 12 de junho de 2012

PEDRA LAVRADA PB: Policiais do 9º BPM recuperam moto furtada




Por volta das 20:00h do dia 08 de junho de 2012, a Guarnição Militar do Destacamento de Pedra Lavrada sob o comando do CB Salomão quando em rondas naquela Cidade abordou o menor de iniciais T. S. L, 17 anos de idade, o qual estava conduzindo uma motocicleta Honda Titan 150 de cor preta. 


Após consulta verificou-se que a citada motocicleta era produto de furto e pertencia ao Sr. Ezequiel de Medeiros Souza, 28 anos, garimpeiro, residente do Sitio Varzinha de Pedra Lavrada-PB. Indagando-se o menor porque estava de posse daquela motocicleta o mesmo informou que havia furtado na madrugada do último dia 03 quando a mesma estava estacionada em frente de uma residência da Rua Sizenando Paulino da Paixão.


Diante o flagrante de ato infracional, o menor acompanhado de sua genitora foi levado à presença da Drª Dianne, Delegada de Plantão da Delegacia Regional de Picuí, a fim de prestar esclarecimentos, enquanto a motocicleta fora devolvida ao seu legítimo proprietário.


Parabéns às atalaias do 9º Batalhão (Cabo Salomão, Soldado Claudino e Soldado M. Antônio), ora destacados na Cidade de Pedra Lavrada, por mais uma ação exitosa, traduzindo-se pelo devotamento ao serviço policial militar e vontade inabalável de bem servir a comunidade.


Clickpicui com Ascom - 9º Batalhão de Polícia Militar 


12 de junho


Mensagem Dia dos Namorados

A todo o momento nos surpreendemos com os novos acontecimentos que a vida nos proporciona.

Você foi assim: surpreendentemente emocionante…

Desde o primeiro momento em que a vi sorrir, que pude contemplar o teu lindo olhar, tive a certeza da grande quantidade de surpresas boas que a vida nos reservava.

A cada dia, sinto a influência do seu grande amor na minha vida,
esse amor que tanto modificou o meu modo de agir,
que me ensinou a ver as coisas de forma clara,
que me confundiu algumas vezes, porém,
me esclareceu em detalhes o quanto é bom sentir e sentir compartilhando o sentimento com quem também coexiste na relação.

Hoje é mais uma data especial,
o dia em que os casais que se amam refletem a importância do ser humano ter alguém especial ao lado compartilhando constantemente todos esses acontecimentos surpreendentes.

A você, nesse 12 de junho, posso dizer com toda convicção que a felicidade vivida por nós no decorrer do tempo em que estamos juntos só tende a multiplicar-se e que essa felicidade tem sido o alimento de constante sustentação do meu bem estar.

Assim, façamos dos nossos próximos dias dos namorados algo sequencial onde, apenas se renova a certeza que seremos felizes para sempre.

Amo-te!

Jornal de Baraúna

Mineradores da PB acham turmalina de 800g em antigas escavações



Trabalhadores de uma mina da cidade de Picuí, no Curimataú paraibano, encontraram uma turmalina escondida em antigas escavações da região. A pedra preciosa tem mais de 800g.

E o achado foi valioso: a turmanina foi vendida por quase R$ 1,5 milhão a empresários de Minas Gerais.



 Do G1 PB

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pastor que usava cobras em culto morre picado

O pastor evangélico Mack Wolford, de Vírginia Ocidental, nos EUA, fazia sua pregação utilizando uma cascavel durante os cultos. Sua fé, no entanto, o levou à morte: o pastor morreu durante um culto após ser picado por uma de suas cobras.
Pastor
Pastor usava cobras nos cultos
A morte do pastor, ocorrida no dia 27 de maio, levantou uma polêmica nos Estados Unidos. Por que Wolford falava aos fiéis com uma cobra nas mãos? E por que essa prática ainda continua, mesmo com a morte de ao menos cem pessoas?
Wolford, de 44 anos, morreu durante um culto ao ar livre na cidade de Bluefield. A igreja do pastor estimulava os fiéis a falar idiomas desconhecidos e a manusear serpentes.
Neste domingo (10), o programa Domingo Espetacular, apresentado por Paulo Henrique Amorim, Janine Borba e Fabiana Scaranzi, levará ao ar uma reportagem especial sobre a história do pastor.
O programa vai mostrar qual texto da Bíblia em que Wolford fundamentava sua fé. O espectador também vai conhecer os cultos polêmicos em que as cobras são parte do ritual.

Paraíba desperdiça R4 25 milhões com pagamentos indevidos a servidores públicos

O Ministério da Previdência apresentou um cadastro que vai reunir dados de todos os servidores públicos do País. O objetivo é eliminar fraudes e evitar pagamentos indevidos.
Inicialmente, o cadastro, que entrará em operação a partir de 1º de setembro, deverá economizar R$ 150 milhões em pagamentos indevidos.
A previsão da Previdência é que somente na Paraíba a economia seja de algo em torno de R$ 25 milhões.
O cadastro está em fase de testes. Os estados que estão usando o sistema são a Paraíba, o Amapá, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. As cidades de Fortaleza, Maceió e Cabo de Santo Agostinho (PE) também já aderiram ao sistema.
De acordo com o Ministério da Previdência, o cadastro poderá rastrear se um servidor têm vários vínculos funcionais, se ele tem mais de um benefício previdenciário em regimes diferentes ou se ainda consta o pagamento de benefício a um servidor que já morreu.
O sistema poderá ainda verificar se, no momento da contratação, o servidor já tem algum vínculo contratual no serviço público.
Segundo o secretário de Políticas de Previdência do Ministério da Previdência, Leonardo Rolim, na fase de testes, o sistema pôde detectar pagamentos de benefícios para pessoas que estavam mortas.
“Fizemos um censo no Distrito Federal que deu uma economia de R$ 27 milhões por ano. Na Paraíba, ainda não temos o dado definitivo, mas a estimativa preliminar é R$ 25 milhões de economia por ano. A União não fez o censo, mas faz o cruzamento de óbitos, e a estimativa é uma economia de R$ 150 milhões por ano com esses cruzamentos”, disse.
Rolim acrescentou que os ministérios da Previdência e do Planejamento estão fazendo contato com os estados e as maiores capitais e municípios para que possam aderir ao cadastro.
A meta é que, até 31 de dezembro, todos os estados, as capitais e os 50 maiores municípios tenham aderido ao cadastro único.
Da Redação com Assessoria

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Homem viola túmulo e faz sexo com cadáver de idosa

Um homem é acusado de violar um túmulo e manter relações sexuais com o cadáver de uma mulher de 82 anos, no Cemitério São Pedro, no distrito de Sucesso, no município de Tamboril, a 301 km de Fortaleza, no último sábado, 2. 
 
 De acordo com informações da Delegacia Regional de Crateús, a Polícia encontrou o corpo da idosa, que havia sido enterrada há sete dias, fora do caixão. Em seguida receberam informações de que um homem de 27 anos, conhecido como “Tiririca”, havia dito em um bar que teria praticado sexo com um cadáver.
Do O Povo Online (Texto e foto)