quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SENADO AVALIA POSSIBILIDADE DE COTAS PARA SERVIÇO PÚBLICO



Governo quer enviar congresso projeto que cria cota racial para serviço público e cargos de confiança.

A possibilidade de extensão da política de cotas ao serviço público federal repercute entre os senadores, que se dividem entre opiniões de aberto entusiasmo, crítica ou cautela em relação à ideia. Pelas notícias divulgadas, o governo quer enviar um projeto ao Congresso Nacional sugerindo a adoção de cota racial para preenchimento de vagas por concurso e também para os cargos de confiança. A informação foi divulgada pela Agência Senado.
Em exame na Casa Civil, a proposta deve ser enviada ao Congresso até novembro, conforme registros na imprensa. O texto básico elaborado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) define a reserva de 30% das vagas para negros.
“Só posso ver com bons olhos uma iniciativa destinada a promover o acesso de negros, pardos e índios a posições na esfera pública, onde estão claramente subrepresentados. Isso é fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária e democrática”, afirma Paulo Paim (PT-RS).
Autor do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado há dois anos, Paim observou que o projeto original previa amplo leque de ações afirmativas, inclusive as cotas para as universidades e o serviço público. Mas prevaleceu a avaliação de que o debate ainda não estava maduro, o que determinou a supressão das cotas do texto para viabilizar a aprovação da matéria.

Em agosto último, passados pouco mais de dois anos da aprovação do estatuto, o Senado aprovou e seguiu para sanção o projeto, já tornado lei, que reserva pelo menos metade das vagas nas universidades e institutos federais para alunos de escolas públicas, com subcotas por critério de raça e renda. Para Paim, houve uma evolução que, a seu ver, deve se refletir agora no acolhimento do cogitado projeto de cotas para o serviço público.


Fonte: Jornal da Paraíba

PEDRA LAVRADA/PB: TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO



No ultimo domingo dia 28, por volta das 19:30 horas, policiais plantonistas do destacamento policial da PM em Pedra Lavrada, receberam a informação que tinha dado entrada no hospital local um homem ferido a faca peixeira. Ao se dirigirem ao hospital, os policiais constataram a veracidade da informação e que se tratava de Josinaldo Ferreira e o mesmo tinha sido atingido com um golpe de faca peixeira na região do abdômen. Soubesse também que o fato tinha ocorrido no sitio canoa de dentro, zona rural do município e que o autor do fato foi Francisco Reginaldo dos Santos Silva.

Os policias militares se deslocaram até a comunidade indicada e após ouvirem as testemunhas, constatou-se que vitima e acusado bebiam juntos e em dado momento, sem motivos aparentes se desentenderam e a tentativa de homicídio aconteceu, onde Josinaldo levou a pior e foi esfaqueado no abdômen.


Em seguida, a guarnição policial conseguiu prender o acusado na comunidade cordeiro conduzindo-o até a delegacia de Picuí onde o mesmo foi ouvido pelo delegado plantonista, autuado em flagrante delito por tentativa de homicídio e em seguida foi transferido para a cadeia publica de Picuí onde ficará a disposição da justiça.


A vitima foi levada para um dos hospitais em Campina Grande onde se encontra em observação.



São Vicente Agora com informações do Clickpicui com informações da 7ª DRPC Picuí PB

REVIRAVOLTA TSE: BADO VAI ASSUMIR VAGA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


Avança no TSE julgamento de recursos que podem alterar composição da Assembleia Legislativa da PB
O Curimataú paraibano, deve ganhar mais um representante na Assembleia Legislativa é que terça(30) o ministro Arnaldo Versiani do TSE , refez a sua decisão e deferiu a candi
datura de Bado Venâncio ex-prefeito de Cuité.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve alterar a composição da Assembleia Legislativa nos próximos dias.Segundo Versiani, com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a Lei da Ficha Limpa não se aplicava às eleições de 2010, os mais de 17 mil votos dados a Babo devem ser contabilizados pela Justiça Eleitoral. Com essa decisão , o mandato de Genival Matias (PT do B) está ameaçado.

O Pleno do TSE, também decidiu por unanimidade e seguiu Versiani,negando um pedido de desistência do recurso de Bado, que disse não ter mais interesse na recontagem dos votos. Versiani, em seu parecer, salientou que os votos não pertenciam mais a Bado e a questão era de ordem pública. Também descartou a atuação de Carlos Dunga (PTB) como assistente da ação. Dunga alegava que com a desistência de Bado ele deveria ser o beneficiado.

Versiani foi claro em seu voto. Negou a desistência e anunciou que reconsidera sua decisão anterior, que manteve o indeferimento da candidatura de Bado com base na Ficha Limpa.

O registro tinha sido indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).”Assim, realizadas as eleições, o candidato não poderá desistir do recurso, pois o deferimento ou não do seu registro interferirá no quociente eleitoral”, disse Versiani.

Como os votos de Bado devem ser mantidos, os cálculos do quociente eleitoral alteram a composição da ALPB. Bado passa a ser titular do mandato e Genival Matias deve deixar a AL.


Serra de Cuité

Inauguradas novas instalações do Campus da UFCG em Cuité

Foram inauguradas na manhã desta terça-feira (30) as novas instalações do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Cuité-PB. A solenidade contou com a presença do vice-reitor da UFCG, José Edílson Amorim, professor Ramilton Marinho - Diretor do CES, professores e alunos da instituição e demais representantes da sociedade cuiteense.

As novas instalações abrigam a Farmácia Escola Manoel Casado de Almeida, O Restaurante Universitário do CES, a Unidade de Beneficiamento de Pescado, além da Central de Laboratórios III. As obras foram iniciadas a partir do ano de 2009.
Em discurso, o diretor CES, professor Ramilton Marinho, ressaltou que as obras recém-concluídas fazem parte do conjunto de ações e projetos de professores, alunos e técnicos da instituição, em busca de melhorar o desempenho das atividades. Para Ramilton, o ato comemorativo consolida o CES e a confirmação de que a UFCG seguiu o caminho certo.

“Hoje esse ato comemorativo consolida o CES e a confirmação de que tomamos a direção certa e que a UFCG caminhou nessa direção da conjugação de quereres”, explanou Marinho.

O professor aproveitou para citar outras ações do Campus. Ele informou que a reforma do Ginásio do CES está com sua licitação concluída para este ano (2012), como também a Central de Laboratórios IV. Também está em andamento a licitação de uma subestação elétrica que dará suporte aos incrementos dos prédios e equipamentos.

Vice-reitor comemora avanços do Campus

Já o vice-reitor José Edílson Amorim afirmou, em seu discurso, que as novas realizações do CES é fruto da expansão e consolidação dos Campi criados desde a fundação da UFCG. Ele disse que o Campus de Cuité é um modelo do ponto de vista de suas instalações e de seus corpos docente e discente. Amorim lembrou que a Instituição caminha para uma breve adequação ao ensino de pós-graduação.

“A formação acadêmica da instituição, junto aos seus jovens profissionais possuem um grau de inquietação e curiosidade científica invejáveis. Se depender dessa juventude que está aqui, desses professores e técnicos preparados(...) Com tudo isso, não tenho dúvida de que teremos, muito brevemente,  não só a consolidação da graduação, mas a criação e o crescimento da pós-graduação, declarou o vice-reitor.

Por Ramsés França – Fonte: Cuité agora

IFPB DIVULGA 2ª CHAMADA PARA MATRÍCULA EM PICUÍ E GUARABIRA



O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou edital de segunda chamada para matrícula no Ensino Técnico Subsequente no período 2012.2.

O edital da Pró-Reitoria de Ensino diz respeito aos campi de Picuí e Guarabira. Há 23 novos convocados para vagas remanescentes no campus Guarabira e 19 em Picuí. O edital pode ser acessado a partir do site do IFPB: www.ifpb.edu.br. Em Picuí, a matrícula começou nessa terça e vai até o dia 1º de novembro. Em Guarabira, os convocados podem comparecer de 5 até 8 de novembro. Cada campus tem seu horário de atendimento. Todos os contatos e detalhes estão no edital.

Os documentos necessários para efetuar a matrícula são: Cópia autenticada legível (ou original mais cópia legível) da Certidão de Nascimento ou de Casamento; Carteira de Identidade (RG), constando data de expedição; CPF; Certificado de conclusão do Ensino Médio; duas fotos 3X4 e Certificado de reservista ou de dispensa de incorporação militar (só para homens com 18 anos ou mais).

Essa é a segunda chamada e o IFPB destaca que os candidatos que prestaram as provas do último Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT 2012) devem ficar atentos porque ainda pode haver novas convocações se sobrarem vagas após essas datas. Qualquer dúvida pode ser esclarecida no Campus ou na Pró-reitoria de Ensino pelo telefone 3208-3015.

O edital: http://www.ifpb.edu.br/reitoria/pro-reitorias/pre/editais/editais2012/psct-2012/matricula-dos-candidatos-classificados-para-os-cursos-do-psct-2012-2o-periodo/2a-chamada/Edital%202a_Chamada_PSCT2012.2%20-GUARAB_PICUI.pdf/view


Ascom com ParaibaOnline

O MÊS DO SERVIDOR NA PERSPECTIVA DO SINPUC



Sebastião Santos

O mês de outubro está findando. Foi o mês do servidor público. O SINPUC esteve atento à data e, na véspera do Dia do Servidor, reuniu toda a sua equipe. No sábado (27) estivemos em Nova Palmeira, juntamente com 16 dirigentes sindicais, para definirmos a agenda de trabalho do sindicato.
A partir do dia 10 de novembro a diretoria executiva vai passar a visitar, frequentemente, os municípios da base. A primeira cidade que iremos será Pedra Lavrada. No dia 17 será a vez de Baraúna e, no dia 23, seguimos para Picuí.

Todas as visitas terão a finalidade de reunir os servidores, ouvir as demandas específicas de cada município e realizar um coquetel de confraternização. O Assessor jurídico, Charles Dinoá, vai participar do encontro em Picuí.
 Frei Martinho, Damião, Olivedos e Nova Palmeira terão as datas definidas a posteriori.
 É relevante informar também que darei dois expedientes, a cada semana, na cidade de Picuí e um na subsede de Baraúna. A proposta é aproximar-se dos servidores para ouvir suas necessidades.
Durante a reunião ampliada do dia 27 ficou acertada a reforma da sede de Nova Palmeira. Toda a conversa foi fundamentada no planejamento estratégico definido em agosto. Este planejamento tem sido muito importante por ter definido prioridades, a partir da participação do conjunto de delegados de base, para a nossa rotina de trabalho.

Cabe agora a todos nós a concretização de cada item do documento, e a melhoraria das ações do SINPUC no fortalecimento da força trabalhadora que faz as máquinas administrativas do Curimataú funcionarem com eficiência e espírito público.
 O Dia do Servidor, na perspectiva do SINPUC, vai muito além do que normatiza a Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Ele está presente nos 365 dias de cada ano, desde a nossa fundação, em 1992.


ASCOM