sexta-feira, 30 de novembro de 2012

LEI ESTABELECE QUE DÉCIMO TERCEIRO DEVE SER PAGO EM DUAS PARCELAS


A legislação brasileira estabelece que o decimo terceiro salário deve ser quitado em duas parcelas - a primeira, entre fevereiro e 30 de novembro de cada ano, e a segunda, até o dia 20 de dezembro. O empregador não é obrigado a pagar as parcelas a todos os funcionários no mesmo mês, podendo adotar critérios que onerem menos a folha de pagamento, desde que respeitados os prazos.

“O órgão para o qual trabalho paga a primeira parcela no mês de aniversário dos funcionários. Eu gosto porque se recebo no fim do ano, gasto tudo com presentes de Natal, viagens e outras despesas que aparecem. Quando se recebe uma parte em outro período, as pessoas estão mais centradas, o que desvia essa loucura pelas compras. Todas as vezes em que recebi tudo no fim do ano, o dinheiro sumiu da carteira”, contou a servidora pública Lúcia Marcelino.

O adiantamento da primeira metade do decimo terceiro também pode ser requerido para o período das férias, desde que seja feito um pedido, por escrito, até o fim de janeiro do ano em questão.

“Se a pessoa investir o valor da primeira parcela, chegará ao fim do ano com o valor integral de sua remuneração de dezembro, somado aos rendimentos financeiros da aplicação bancária do decimo terceiro, descontados os encargos legais. Assim, desde que a utilização da primeira parcela não ocorra por motivos de quitação de dívidas ou por necessidade de alguma compra, a aplicação financeira é excelente opção. Se uma aplicação também puder ocorrer com o valor da segunda parcela, o resultado será melhor ainda”, orientou o contador Adriano Gomes de Aguiar.

O décimo terceiro é o pagamento adicional de um doze avos do salário do trabalhador, por mês de serviço, ao longo ano. Assim, se uma pessoa trabalhou apenas seis meses do ano, o décimo terceiro será proporcional a esse período. A cada 15 dias trabalhados, o mês será considerado integral para fins de pagamento. As horas extras, os adicionais noturnos e os adicionais por insalubridade ou periculosidade também são contabilizados nesse benefício.

Quando há demissão sem justa causa, pedido de demissão, fim de contrato por tempo determinado (inclusive os contratos sazonais, por safra) e aposentadoria, o décimo terceiro é proporcional aos meses em serviço. No caso de demissão com justa causa, o trabalhador não recebe o décimo terceiro. Se o empregador já tiver feito o pagamento da primeira parcela, a segunda não é paga.

Não é descontado Imposto de Renda (IR) ou contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a primeira parcela do décimo terceiro. Incide sobre o valor somente a contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Sobre a segunda parcela, paga até 20 de dezembro, são descontados o IR, o INSS e o FGTS. Todos esses valores são cobrados de forma proporcional ao recebido no mês em questão.

Pessoas que recebem amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família não têm direito a décimo terceiro.

agenciabrasil.ebc.com.br

Assembleia cria Caravana da Seca e programa visitas ao interior da Paraíba

Assembleia cria Caravana da Seca e programa visitas ao interior da Paraíba
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba,  deputado Ricardo Marcelo (PEN), convidou nesta quarta-feira (28) todos os deputados estaduais e a imprensa para participarem da Caravana da Seca, que será realizada pelo Poder Legislativo paraibano, através da Frente Parlamentar da Seca, na próxima semana, de terça-feira (04) a sexta-feira (07). 

caravana e percorrerá cerca de dois mil quilômetros em diversas regiões do Estado.
Ricardo Marcelo ressaltou que o objetivo da Caravana não é fazer turismo, mas sim, fazer com que os deputados se projetem perante os paraibanos e possam verificar in-loco a situação de calamidade enfrentada pela população em decorrência da seca e apresentar soluções para o problema, que assola a Paraíba e os demais estados nordestinos.
 “Convoco os colegas da Assembleia  para sairmos em caravana, na próxima terça-feira, por diversas cidades do interior da Paraíba. O objetivo dessa caravana será acompanhar de perto os problemas da seca em nosso Estado. Não será uma viagem de turismo, para os deputados se projetarem perante a população, mas sim para sentir de perto os problemas que afligem o povo paraibano, ocasionados pela seca que assola o Estado e o nordeste brasileiro”, sustentou.
O presidente Ricardo Marcelo acrescentou que a Assembleia Legislativa irá disponibilizar transportes para todos os deputados e a imprensa. “Haverá ônibus para todos, inclusive para a imprensa, ela que deverá acompanhar a nossa viagem”, declarou.
O deputado Francisco de Assis Quintans (Democratas), presidente da Frente Parlamentar da Seca, explicou que a orientação da Mesa diretora da Assembleia, na pessoa do presidente Ricardo Marcelo, é fazer uma peregrinação pelo Estado a fim de procurar a população e as lideranças políticas no sentido de identificar os problemas, o clamor da população paraibana ocasionados pelos efeitos da estiagem.
 
“A partir da caravana poderemos fundamentar, através de relatório, a situação de calamidade do nosso semi-árido para que a classe política tome conhecimento do compromisso e do trabalho dos deputados desta Casa em procurar soluções para combater e minimizar os efeitos da seca na Paraíba”, afirmou.

 Confira abaixo a agenda da Caravana da Seca

 Curimataú / Seridó (Percurso 353 km) 
Dia 04/12/12 – Terça-feira
Manhã
- Deslocamento de João Pessoa para Picuí (almoço)
Tarde
- Circulação pelo Curimataú / Seridó
- Deslocamento para Campina Grande
 Noite
- Pernoite em Campina Grande (jantar, entrevistas)
  Cariri / Sertão (Percurso 291 km)
Dia 05/12/12 – Quarta-feira
  Manhã
- Deslocamento de Campina Grande para Monteiro (almoço)
- Circulação pelo Cariri
  Tarde
- Deslocamento para Patos
Noite
- Pernoite em Patos (jantar, entrevistas)
 Sertão (Percurso 297 km)
Dia 06/12/12 – Quinta-feira
 Manhã
- Deslocamento de Patos para São Bento / Catolé do Rocha (almoço)
 Tarde
- Circulação pelo Sertão
- Deslocamento para Cajazeiras
 Noite
- Sessão Especial em Cajazeiras
- Pernoite em Cajazeiras ou Sousa (jantar, entrevistas)

Sertão (Percurso 537 km)
Dia 07/12/12 – Sexta-feira
 Manhã
- Deslocamento para João Pessoa (via Itaporanga)
Tarde
- Almoço em Patos
  Noite
- Chegada em João Pessoa

  * Telefone de contato para entrevistas com deputado Francisco Quintans 9984-2626


Fonte: PBHOJE com Assessoria

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: JORNAL CENECISTA PODE SER ASSISTIDO EM DISPOSITÍVEIS MÓVEIS



A inovação juntamente com a tecnologia aplicada está trazendo mais uma boa notícia para os internautas que assistem o Jornal Cenecista Online e as transmissões da JTV. Dessa vez, quem tem celular a partir do modelo ‘Android’ ou tablet pode assistir todas as transmissões em tempo real, ou seja, ao vivo. 

Basta baixar o aplicativo do canal Ustream através do seu Play Store e pronto! Quando as transmissões estiverem sendo realizadas, basta o espectador acessar a internet em seu dispositivo e procurar o canal JTV. Sendo assim, qualquer um em qualquer lugar do mundo (de todo lugar mesmo) poderá ver as imagens com qualidade digital.
‘Estamos na frente porque temos interesse e amor pelo que fazemos, não medimos esforços para trazer tecnologia e inovação de verdade para a nossa região. Os portais parceiros são os principais colaboradores e devemos a eles o nosso sucesso (...). “Sozinho ninguém faz nada, não consegue chegar a lugar nenhum e pra fazer de todo jeito, ou seja, sem qualidade nenhuma a gente não faz, pois é nosso nome que está em jogo”, destacou Jandy Macedo, proprietário do canal JTV.

Confira abaixo as transmissões: 

11hs – De segunda a Sexta, estúdio ao vivo da Rádio Cenecista AM – Picuí
8hs – Todos os domingos, Programa Super Domingo – Rádio Cenecista AM
Transmissões para o fim de ano às 16hs:
29/11: Mostra Cultural da EMEF Tancredo Neves – Bairro Pedro Salustino
30/11: Mostra Cultural da EMEF Tio Felipe – Bairro Limeira
04/12: Mostra Cultural da EMEF Pedro Henriques – Bairro São José
05/12 às 17hs: Programa Informativo Municipal – Rádio Cenecista AM
07/12: Mostra Cultural da Creche Marta Maria – Bairro Limeira
14/12: Mostra Cultural da EMEF Flávio Ribeiro – Bairro Monte Santo
31/12 as 17hs: Programa Informativo Municipal ao vivo do Centro de Picuí.

Procons investigam provedoras de internet que desrespeitam regra da Anatel

Empresas que oferecem internet no Norte e Nordeste são as que mais têm ignorado as regras de velocidade estipuladas há quase um mês pela Agência Nacional de Telecomunicações, segundo Gisela Simona, porta–voz do Procon-MT.

A informação consta de um relatório parcial elaborado pela Associação Brasileira dos Procons, que se reuniu nesta quinta-feira, 29, para debater o assunto. O documento será consolidado e enviado até 10 de dezembro para a Anatel. As empresas identificadas pela má qualidade dos serviços na banda larga fixa e móvel serão notificadas e estão sujeitas a sanções.

Desde 1º de novembro, as provedoras são obrigadas a entregar ao menos 20% da transmissão instantânea contratada e 60% no desempenho médio mensal. No caso da banda larga móvel, a taxa de queda do acesso deve ser inferior a 5% no mês. Mas isso não vem acontecendo, segundo Gisela. “Mesmo depois da resolução, algumas continuam a entregar apenas 10% do ofertado. Há precariedade nos serviços e os consumidores precisam saber do direito que eles têm”, alerta a porta-voz dos Procons.

Ela alerta que o cliente pode buscar o abatimento proporcional do valor pago. “O código do consumidor é claro e garante isso. A oferta total deve ser cumprida: se não receber 100%, deve ser reembolsado”, diz. Por isso os órgãos têm promovido campanha educativa junto aos consumidores por meio de alertas e informes.

A porta-voz recomenda que as empresas sejam mais transparentes com o público e alterem a comunicação publicitária de seus serviços. "É claro que isso tornaria a proposta de venda menos atrativa e jogaria luz sobre a péssima qualidade do serviço de banda larga oferecido", alfineta.

E você, já mediu sua conexão? O Olhar Digital tem um medidor próprio. Faça o teste e comprove se você está recebendo a internet pela qual pagou.



Olhar Digital

Latino desiste de cantar versão do hit mundial 'Gangnam Style', diz jornal

Latino desiste de cantar versão do hit mundial 'Gangnam Style', diz jornalApós muita polêmica envolvendo a versão "Despedida de Solteiro" para o hit do sul-coreano PSY, "Gangnam Style", Latino desistiu de divulgar a música. Em entrevista ao jornal "Diário de S. Paulo", o cantor contou que isso não fará diferença para a sua carreira.

"Quando pedimos autorização para a música, ele não estava tão estourado. Daí, a Universal contratou o PSY mundialmente e isso dificultou a liberação da música. Afinal, só tínhamos 25%. E com essa porcentagem a gente não conseguia fazer nada", contou. "Mas meu diretor de marketing acha que isso será temporário.Quando a música enjoar, a gravadora deve liberá-la para o mundo inteiro. Também se não for acontecer isso, está tudo certo. Eu tenho mais de 20 sucessos. Não vai ser 'Despedida de Solteiro' que vai mudar minha vida", explicou. 
 
Mas a proibição só é válida para a internet e TV, sendo assim, o cantor continuará com o hit nos shows. "Essa música é o ponto alto do meu show".


Fonte: Ego

Homem reage a assalto na porta de casa e leva três tiros

Bairro do BessaQuando chegou na porta do prédio onde mora, a vítima recebeu voz de assalto e tentou acelar a moto para fugir, quando os assaltantes efetuaram vários disparos contra Wallison, deixando-o caído no chão e levando o dinheiro.

Uma possível tentativa de assalto, conhecido como “saidinha de banco”, deixou um homem, identidicado como Wallace Pereira Delmo, 33 anos, baleado e em estado gravíssimo. Segundo informações da Unidade de Polícia Solidária (UPS) do Bairro São José, a vítima fez um saque numa agência bancária no bairro do Bessa, em João Pessoa - cujo valor não foi divulgado - e foi para casa.
Ao chegar na porta do prédio onde mora, também no Bessa, Wallace, que estava em uma moto de 600 cilindradas, recebeu voz de assalto de quando homens que estavam em um veículo de passei na cor prata. Ele tentou reagir acelerando a moto, quando levou um tiro no maxilar e caiu no chão. Os bandidos continuaram atirando, acertando a cabeça e a coxa esquerda de Wallace. Eles levaram o dinheiro e deixaram a vítima agonizando no chão.

 A vítima foi levada para o Hospital de Emergência e Trauma, onde está internado. Seu estado é gravíssimo e ele corre risco de morte.

Portal Correio

JORNAL CENECISTA ONLINE ULTRAPASSA 10.000 VISUALIZAÇÕES



O Jornal Cenecista Online ultrapassou a marca das 10.400 visualizações em pouco mais de quatro meses no ar. A média é de 2.600 visualizações mensais. O motivo é a inovação e diferença nas transmissões que mudaram a cara do jornalismo na região do Seridó e Curimataú Paraibano e parte do Rio Grande do Norte, onde a rádio Cenecista tem alcance em vários municípios. 

A parceria com o canal de transmissões ao vivo JTV e a Rádio Cenecista AM, alem de contar com vários portais que fazem a retransmissão simultânea. O grande ápice do Jornal Cenecista Online foi durante as eleições 2012, onde os candidatos a Prefeito da 25° zona foram sabatinados e o espectador do Rádio e Internet puderam acompanhar tudo ao vivo. 
O maior registro de audiência foi na cobertura especial durante a apuração das eleições, onde um número de 520 visualizações foi registrado. O debate político entre os candidatos a Prefeito de Picuí Acácio Dantas e José Roberto (Beto) também rendeu um grande número de espectadores internautas. 
Hoje, o Jornal Cenecista está sendo transmitido como “Estúdio ao vivo” e nos primeiros meses de 2013 os espectadores poderão assistir o que se passa durante toda a programação da Rádio tendo em vista as férias do proprietário do canal, Jandy Macedo. 

Os portais que estão juntos na transmissão diária do Jornal Cenecista são: 

SITES: 
Rádio Cenecista 
Ismael Ferreira 
Click Picuí 
Jandy Macedo 

BLOGUES: 
Jornal de Baraúna 
Frei Martinho Online 
São Vicente Agora 
Sossego FM 
De Olho no Curimataú 
JTV 2012 
Blog do Marinaldo 
Blog do Marcos Felipe