quarta-feira, 13 de abril de 2011

A História de Baraúna-PB.

A região foi ocupada a partir de 1890 por famílias de criadores de gado e agricultores. As famílias pioneiras foram os Barbosa e Rodrigues, vindos de Brejo de Areia, os Galdino, vindos de Soledade (Paraíba). Em 1890 também chegou ao local um italiano denominado Francisco. O povoado tornou-se vila e em 1937 ocorreu uma epidemia de varíola. Como cumprimento de promessa pelo fim da epidemia, Francisco Italiano construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora do Desterro, que se tornou padroeira do local.
Posteriormente a capela foi removida para o local atual e ampliada.
O distrito foi criado com a denominação de Baraúnas, pela lei estadual nº 2646, de 20 de dezembro de 1961, subordinado ao município de Picuí. A emancipação política ocorreu pela lei estadual nº 5899, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Picuí. Com a criação, o local passou a chamar-se Baraúna.
                                                                                   

5 comentários:

Anônimo disse...

o pior de tudo é q as primeiras pessoas a construir casa aqui não foi quem eles dizem q foi, pois na apoca só contava como moradores aqueles q tinham condições financeiras...........história feita de mentiras???

eu disse...

Sou Tataraneto de Francisco Italiano e meu nome é Alexandre Baraúna, esse sobre nome foi em homenagem a esta cidade tão querida que meu avô Pedro Italiano aqui no Piauí sempre contava que seu avô foi um dos fundadores desta linda cidade. Pretendo um dia conhecer este Local, abraços a todos os amigos Baraunenses

Max disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sou tataraneta de Francisco Italiano e somente agora estou sabendo da origem da nossa numerosa famìlia. Sei que ele teve vários filhos, eu sou bisneta de Francisco Dias Italiano, que foi um dos que se estabebeleceu no sítio Serra Branca, município de São Mamede Pb. Estou surpresa em saber que meu tataravô primeiramente se instalou nessa região.

Anônimo disse...

Existe um homônimo, chamado Francisco Dias Italiano, este que foi citado pelo comentário anterior que viveu no município de São Mamede/PB, nasceu em 1889 e faleceu em 1961, na própria cidade de São Mamede, ele era filho de José Antonio de Maria e Maria Marcionila de Jesus

Postar um comentário