
Nesta quinta (25) o gestor da Escola Estadual Professor
Lordão e professor de história, Robson Rubenilson, teve a oportunidade de
ministrar uma aula sobre educação multicultural no Brasil, para alunos de pós
graduação da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY), a maior
Universidade urbana dos EUA.
A aula fazia parte do curso de pós graduação do curso de
educação multicultural da CUNY. Robson foi convidado pelo professor de seu
anfitrião, que faz parte do seminário internacional em gestão escolar que
participa desde 10 de novembro nos EUA. O curso tem como objetivo
orientar professores americanos no tratamento com as diferenças culturais em
sala de aula, visto que Nova York é uma cidade que recebe pessoas das mais
diferentes nacionalidades/culturas: Latinos, Africanos, Árabes, Europeus,
asiáticos, etc.

A aula discutiu sobre a formação do povo brasileiro, as
diferenças culturais e regionais no Brasil, Religiosidade, GLBT, indígenas,
quilombolas, racismo, relativismo e imigração. Em seguida foi realizada uma
explanação sobre o sistema de ensino no Brasil, com destaque para a legislação
que obriga a inclusão dos temas africanos e indígenas no currículo brasileiro e
uma rodada de perguntas. Como destaque a surpresa quando os professores ficaram
sabendo que os alunos das instituições públicas não pagam mensalidades, visto
que nos EUA apesar de ser publica se cobra uma mensalidade pela formação.
Foi uma oportunidade de compartilhar diferentes experiências
e divulgar o trabalho dos professores realizado na cidade e Estado, com a
possibilidade de parceria para alunos brasileiros interessados em fazer
sua graduação ou pós graduação.
Fonte: Veja História
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