terça-feira, 20 de novembro de 2012

Câncer de próstata já matou 176 homens na PB este ano; estimativa é de 940 novos casos

 
O câncer de próstata já matou 176 homens este ano na Paraíba, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) este ano devem surgir 940 novos casos da doença. Ano passado a doença levou a óbito  285 pessoas e a incidência maior é na faixa etária de 70 a 79 anos e de 80 anos a mais com 225 mortes o  que equivale a 78,95% do total.
De acordo com o INCA o câncer de próstata é a segunda doença em que causa de morte por câncer em homens, superado apenas pelo de pulmão. Ainda segundo o instituto, em 2010 foram registrados 265 óbitos por câncer de próstata no Estado.
 
De acordo com especialistas os homens que possuem histórico familiar de câncer de próstata em parentes de primeiro grau (pais, tios e irmão) devem começar os exames regulares de toque de próstata ainda aos 40 anos. Já para os demais o ideal é aos 45 anos. Assim, é possível detectar precocemente o tumor.
Segundo os médicos ainda é comum o receio dos homens em submeterem-se aos exames e que essa resistência acaba limitando as possibilidades de intervenção para o desenvolvimento da doença e a não prevenção provoca o diagnóstico tardio, o que dificulta o tratamento. Para os especialistas a realização de campanhas de prevenção tem contribuído para a conscientização dos homens em busca do exame.
 
Câncer de próstata ou cancro da próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um cancro/câncer na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Estas células podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos elinfonodos. O câncer de próstata pode causar dor, dificuldade em urinardisfunção erétil e outros sintomas.
 
O câncer de próstata é mais frequentemente descoberto através de exame físico ou por monitoração dos exames de sangue, como o teste do "PSA" (sigla em inglês paraantígeno prostático específico). Atualmente existe alguma preocupação sobre a acurácia do teste de PSA e sua real utilidade. Uma suspeita de câncer de próstata é tipicamente confirmada ao se remover uma amostra da próstata (biópsia) e examinando-a sob microscópio. Outros exames, como raio-X e exames de imagem para os ossos, podem ser realizados para determinar se o câncer de próstata se espalhou.
O câncer de próstata pode ser tratado com cirurgiaradioterapiaterapia hormonal,quimioterapiaprotonterapia ou alguma combinação destes. A idade e saúde do homem, assim como a extensão da dispersão das células, aparência sob análise microscópica e resposta do câncer ao tratamento inicial são importantes em determinar o desfecho da doença. Já que o câncer de próstata é uma doença de homens idosos, muitos irão morrer de outras causas antes que uma lenta evolução do câncer de próstata possa se espalhar ou causar sintomas. Isso faz com que a escolha do tratamento a ser utilizado seja difícil.A decisão de tratar ou não um câncer de próstata localizado (um tumor que está contido no interior da próstata) com intenção de cura é um dilema entre os benefícios esperados e os possíveis efeitos danosos em relação à sobrevivência e qualidade de vida do paciente.
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário