O Procon Estadual da Paraíba (Procon-PB) divulgou nesta terça-feira
(20) o número de atendimentos registrados entre 1º de janeiro e 19 de
outubro deste ano.
Foram realizados 11.627 atendimentos a
consumidores. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando
foram registrados 10.636 atendimentos, houve um crescimento de 9,31%. Na
liderança dos principais atendimentos estão os assuntos financeiros
(4.564), seguidos dos serviços essenciais, a exemplo de água, energia e
telefone (3.155) e de problemas com produtos (2.583). Em 2011, a maior
parte dos problemas dos consumidores também estava relacionada aos
assuntos financeiros, envolvendo casos de cobrança indevida ou abusiva.
Para a secretária executiva do Procon-PB, Klébia Ludgério, o
consumidor tem se tornado mais consciente de seus direitos. “O
consumidor está indo em busca de seus direitos e nós trabalhamos sempre
para atender às demandas trazidas. Entre 2011 e 2012, aumentamos nosso
número de atendentes, firmamos convênios com universidades para
garantir que estudantes do curso de Direito atuem em nossos setores de
atendimento e frequentemente realizamos cursos de treinamento e
capacitação”, ressaltou.
Considerando apenas as demandas levadas ao Procon-PB entre os meses
de janeiro e outubro (11.052), o órgão está realizando uma média mensal
de 1.105 atendimentos em 2012. No ano passado, até o mês de outubro,
esta média era de 985 atendimentos por mês.
Campanhas – Para levar mais conhecimento à população
e formar consumidores mais conscientes de seus direitos, que exijam
mais e registrem suas demandas nos órgãos competentes, o Procon-PB
desenvolve projetos permanentes e campanhas pontuais de orientação aos
consumidores.
Entre as ações permanentes, está o projeto “Jovem Consumidor: o
Procon nas Escolas’ que leva palestras sobre os direitos básicos dos
consumidores a alunos da rede pública na Paraíba. O agendamento das
palestras pode ser realizado diariamente, das 8h às 12h, através do
telefone 3218-5264. Associações de bairro e fornecedores interessados em
receber palestras e treinamentos sobre a legislação consumerista
também podem fazer o agendamento através desse mesmo telefone.
PB JÁ
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