segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Centenas de peixes morrem em açude e mau cheiro sufoca moradores na Borborema


Peixes mortos às margens do açude
Foto: Peixes mortos às margens do açude
Créditos: Foto: jeftenews.blogspot/ Epitácio Germano

Os peixes começaram a aparecer desde o último sábado (01), causando um intenso mau cheiro em quase toda a cidade.

Centenas de peixes apareceram mortos no açude municipal de Várzea (localizada na região da Borborema, a 275 km de João Pessoa). Os peixes começaram a aparecer desde o último sábado (01), causando um intenso mau cheiro em quase toda a cidade.
De acordo com o morador Rodolfo André, os peixes começaram a aparecer mortos há três dias. O açude que pertence a Prefeitura Municipal está com o baixo nível de água provocado pelo processo de estiagem.
Ainda de acordo com o morador, é proibido pescar no local e às águas não são poluídas. “É uma onda forte de fedentina. E aumenta com o calor. Muitos moradores estão usando máscaras para respirar melhor”, comentou.
Segundo o biólogo Fábio Costa, o problema ambiental que causou a mortandade dos peixes está relacionado à falta de oxigenação da água provocada pela ausência de chuvas na região. “O baixo nível de água e com o aumento da temperatura há um proliferação de bactérias, consumindo repentinamente o oxigênio. Além disso, elas (bactérias) liberam toxinas que causam a morte dos cardumes em curto espaço de tempo”, revelou o biólogo.
Moradores com máscaras
Foto: Moradores com máscaras
Créditos: Foto: jeftenews.blogspot / Epitácio Germano
Os moradores disseram que o mau cheiro contamina o ar ao longo do rio durante o dia e grande parte do centro da cidade e bairros adjacentes à noite. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Várzea, mas ninguém foi localizado para se pronunciar sobre o caso.


Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário